Nota: 7,0
O filme nas outras críticas da internet foi mal avaliado. Entretanto, eu gostei do filme e recomendaria para alguém. O problema é que o filme é bom, no entanto o final é angustiante, muito ruim, e vai contra a proposta do filme. O filme tem um jogo de marketing incrível (logo na capa aparece as seguintes mensagem: "Baseado em fatos verídicos" e "Filmagens reais do assassinato da família Quintanilla"). Não sei se passou no cinema, e mesmo assim, existem poucas informações dele na internet. Todo mundo só na web. Apesar do filme ter este nome enorme, o título original é simplesmente Atrocious. Foi lançado em 2010 e distruibuído pela Playarte.
Acho que boa parte das pessoas não gostaram porque no final ficou algo confuso e o enredo ficou com algumas falhas. A história narra sobre uma família espanhola que tem uma casa de férias, e que o pai trabalha em Madri, numa casa onde supostamente se encontra um jardim abandonado. E este jardim foi feito como um labirinto. Mas neste jardim em especial (ou bosque como o filme gosta de chamar), reza a lenda de uma garota que sobrevive desde a década de 1940 (uma garota desapareceu ao sair de casa, morreu e o corpo nunca foi encontrado - e dentre as várias versões, se o azarado se perder à noite, a garota aparece e leva a pessoa a um misterioso caminho que tem resultados diferentes para cada versão).
E a família protagonista, sabendo do fato, apenas isola o bosque e fica com a casa. E o que deixa claro é que os pais acreditam na lenda, porque eles não deixam os filhos se aproximarem do local. Se a casa tem um jardim assombrado por que ficar com ela? Esta é uma das contradições do roteiro (mais adiante citarei outros). Outro golpe de marketing aplicado é que no início do filme, apenas aparece o nome do filme, e não há nenhum crédito nem com o nome de qualquer pessoa; seja do elenco, diretor ou da produção. Algo proposital para deixar um clima de "realidade" como o Atividade Paranormal fez, mas não engana ninguém: os créditos do elenco ficou lá no final do DVD mesmo.
A obra dura apenas 70 minutos (chega a ser um curta metragem), e os primeiros 40 minutos fica só focando nos personagens irmãos: o Cristian e a Julie, que segundo estes dois, já têm experiências com lugares com presença paranormal. Neste meio tempo, os dois ficam só investigando o bosque com a temida lenda para saber se era verdadeira. Contudo entre os quatro dias em que a família estava na casa, no terceiro dia é que as coisas começam a instigar o espectador, com o desaparecimento do cão e os dois irmãos encontrando o animal morto no poço - o chão tem rastros de sangue e não deixa claro como que o animal morreu. Um terceiro irmão com idade próxima entre 10 a 12 anos era bem apegado ao cão, e, querendo ou não, se torna o pivô da morte da família.
No quarto dia, Jason - o irmão caçula da família - desaparece sem deixar pistas. E a mãe e os dois irmãos saem correndo em direção bosque suspeitando que o filho esteja lá procurando o animal. A partir desta parte o filme gera um suspense bem legal: os três se perdem no bosque, o filho,a filha e a mãe, e do nada a mãe começa a dar uns gritos e pedindo "por favor". Os gritos cessam rapidamente, e os dois irmãos se encontram (tanto o Cristian quanto a Julie), mas sem notícias da mãe. No entanto, Julie está debilitada: ela foi amarrada a uma cúpula e atacada. E como consequência estava com alguns ferimentos.
Ao tentar levar a irmã para casa novamente ela se fere com um prego, mas com todo o esforço, o irmão consegue chegar com ela na casa deles. Ao chegarem, percebem que a presença maligna está dentro da casa, ao verem um corpo sem identificação queimado na lareira. Transtornado, o irmão esconde a irmã em um armário, e vai checar os outros lugares da casa. Daí, ele observa a porta sendo atacada por golpes de machado. Em pânico, o Cristian corre para um quarto se trancando e deixando a irmã no armário da sala. Depois de algumas horas, ele desce e se depara com o esconderijo da irmã cheio de sangue. Andando lentamente, escuta um barulho na TV vindo do porão. Ao assistir o material, coisas importantes são reveladas para o final do filme (que não falarei para não estragar a vontade de assistir de quem pretende, pois revela fatos importantes).
A cena é cortada e mostrada as supostas cenas reais prometidas na capa: as imagens são fotos do caso verdadeiro que ocorreu, que a polícia divulgou. Depois de uns minutos retorna-se ao filme, mostrando o final péssimo, e de quebra ainda deixando o espectador com dúvidas como "o que matou realmente a família"? E o pai da família? O que aconteceu? Fica a dúvida.
A proposta do filme era apresentar algo semelhante ao Atividade Paranormal, e tinha todo o perfil. Mas o diretor quis fazer algo do tipo assassino em série, ao que parece. E por causa deste final, é possível que o diretor tenha "matado" o filme. Se futuramente houverem continuações, ou apresentarem continuações bem melhores com um roteiro concreto, e sem erros - como os que eu citei anteriormente (afinal o tema assombração é um tema bem atual e pertinente ao terror), o que tem deixado de lado temas em Hollywood como bruxas e múmias - o filme talvez faça mais sucesso numa segunda aposta.
O filme aborda mais o suspense do que o terror propriamente dito, frustrando fãs do gênero... Mas, fica a dica deste filme para quem quiser assistir. Logo, como eu já mencionei, este filme, gera muito mais susto pelo suspense envolvente antes do final do que pelo final em si. O filme até que conta com personagens interessantes e simpáticos (mesmo não tendo bons atores). O filme com toda a crítica até que recebeu uma nota boa no IMDB mesmo sendo uma nota de filme mediano: 5,0.
Só não se esqueça de voltar aqui e fazer seu comentário depois de assisti-lo. Aproveite e dê uma nota você também! Abraços do Breno!
3 comentários:
Então a história é real ,mas o filme as gravações não são reais ?? Eu assisti o filme e fiquei na dúvida, se as imagens eram reais mesmo ou se eram atores .
Vou assistir a esse filme
Uns falam que e bom
Outros não gostaram
Eu assisti a esse filme alguns anos atrás, o que eu entendi e me recordo, que o pai da família assim que chegou na casa de veraneio, recebeu uma ligação do serviço pra ele retornar imediatamente e as filmagens era da mãe que fazia acompanhamento de esquizofrenia. (detalhe foi o que entendi) mais vou assiti novamente.
Postar um comentário