O Enigma de Outro Mundo

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013.
Um clássico de primeira

Nota: 8,5


O ano era 1982, um ano marcado pela Copa do Mundo vencida pela Itália, o filme E.T o Extraterrestre foi para o cinema, Michael Jackson lança seu álbum Thriller, o Iron Maiden lança o The Number of The Beast, entre outras fatos, mas para mim o que mais marcou o ano foi o lançamento do filme O Enigma de Outro Mundo. Uma película muito boa e que por injustiça teve um péssimo resultado nos cinemas, e ainda acho que o ápice do mestre do terror John Carpenters, foi neste ótimo filme.

O filme começa com um helicóptero perseguindo um cão, no frio incessante da Antártida onde se localizam as bases de estudo, no caso a do EUA, e o helicóptero pertence a Noruega, e sempre atirando ao cão sem sucesso, posteriormente eles tentam com granada, sem sucesso novamente, a aeronave, pousa ao chão e o piloto ao pegar a granada, deixa cair, abandonando o local, só que o cachorro se aproxima de um integrante da base americana, nervoso o norueguês tenta atingir o alvo, porém acerta a perna do americano, e quando o estrangeiro se aproxima do cão, ele recebe um tiro certeiro no olho, matando na hora. Os americanos acolhem o cachorro e vão na base do noruegueses investigar se o alvo era o cão ou eles. Ao entrar o MC Ready (Kurt Russel) e o Dr. Blair na base, só se deparam com o terror: corpos queimados, tudo bagunçado e vários objetos espalhados e o mais intrigante, vários corpos deformados estranhos.

Ao retornar para a base americana, os dois voltam com um corpo deformado, e o grupo resolvem exumar, e apesar do corpo ter uma aparência assustadora, os órgãos, no caso as vísceras estão totalmente normais, intrigando o grupo como que o corpo chegou a aquela aparência. Após o cachorro resgatado do ataque ficar "perambulando" na base, o cão é colocado junto aos outros, não demora muito o cão se transforma, em um ser assustador, deixando os outros cães em pânico.

   
Mesmo para hoje 2013, após 31 anos o filme ainda choca pelos excelentes efeitos especiais usados ao longo do filme, todo mundo da base sem entender atira na criatura, sem fazer efeito nenhum é usado um lança chamas, descobrindo que esta seria a única arma que reagiria. No intuito de investigar o ocorrido, uns vídeos encontrados na base norueguesa são assistidos, e através destes vídeos descobrem muitas coisas importantes, e com muita cautela descobrem que eles estão lidando com um ser alienígena, o que torna todo mundo desconfiado um do outro, pois o ser tem a capacidade de imitar qualquer ser vivo. O biólogo Blair explica como reage o alienígena, o ser estranho age como o vírus da AIDS, a célula infectante captura uma célula saudável e imita assimilando e aos poucos faz isto com o ser todo até se manifestar no ser sinistro.

Aos poucos o grupo da base na Antártida vai se desfazendo, por ser infectado pela tal criatura inclusive o Fuchs um dos integrantes do grupo se suicida carbonizado temendo virar tal criatura, que se por ventura sair do continente e invadir zonas populacionais grandes gera uma terrível catástrofe, dizimando em poucas horas e transformando todo mundo neste ser alienígena hospedeiro.



Apesar da obra se chamar O Enigma de Outro Mundo, o título original se chama apenas "The Thing", algo como tipo A coisa, entretanto este nome já foi dado pra um outro filme que não podemos confundir lançado em 1985 contudo o título original era The Stuff, filme ao qual futuramente quero fazer um crítica também. O filme é um remake  de um filme lançado no ano de 1951 com o nome de The Thing From Another World, também chamado O Monstro do Ártico, que é até em preto e branco, e que posteriormente este filme do diretor John Carpenter's foi relançado no ano de 2011, só que a história se passa antes mesmo da base norueguesa ser destruída, ou seja a história do alienígena é relatada com mais detalhes, mas ainda não assisti para dar minha posição sobre o filme.

Outro ponto que vale ressaltar é a trilha sonora, muito boa e para quem não sabe o diretor é filho de músico, a trilha sonora não é nenhum rock pesado, mas uma música própria pra filme de terror, e que deu uma atmosfera muito importante para o filme, no mesmo ano temos dois filmes de alienígenas, o citado e o ET o Extraterrestre, que segundo fontes na internet o segundo filme atrapalhou o desempenho deste filme, o que é lamentável, para sorte da Universal Pictures os dois filmes são delas ou seja um compensou o prejuízo do outro.

Para você que está lendo e ainda não assistiu não perca tempo e baixe logo o filme via torrente mesmo afinal o DVD está fora de catálogo, a última vez que foi lançado foi em 2005 e as locadoras estão sumidas, graças a internet mesmo. Este é o quarto filme do diretor, e o último com orçamento alto mas mais detalhes dos outros eu colocarei mais a frente, na sequência veio Christine o Carro Assassino 1983. Esta foi a 10ª postagem do blog e escolhi este filme porque foi um filme muito bom que marcou minha adolescência que foi quando eu descobrir ele ao assistir o trailer no comercial do canal a cabo Tele Cine 2 na época que o canal tinha uma programação muito boa, o que já não acontece hoje, onde ainda passa uns clássicos do terror, e até mais!



Curiosidades:

1)Embora o filme tenha tido um fracasso de bilheteria, o filme recebeu uma nota de 8,2 no IMDB sendo que o máximo é 10.

2)Donald Pleasence era a escolha original para interpretar o Dr. Blair, mas não pode aceitar devido a conflitos na agenda.

3)Refilmagem de O Monstro do Ártico 1951, só que no filme original a história se passa no Pólo Norte e o Enigma de Outro Mundo no Pólo Sul.

4)Não há nenhuma personagem feminina no filme. Segundo o diretor John Carpenter, na equipe técnica havia apenas uma mulher, que teve de deixar as filmagens antes que elas fossem concluídas por ela estar grávida. Em seu lugar foi contratado mais um homem.

5)Este é o primeiro filme da chamada "trilogia do apocalipse", nome dado pelo próprio diretor John Carpenter. Os demais são Príncipe das Sombras 1987, não confundir com um outro filme de mesmo título estrelado pelo astro Brad Pitt, e A Beira da Loucura.

Fontes:

Wikipédia e;
http://www.adorocinema.com/filmes/filme-1048/curiosidades/



0 comentários: