Um filme impecável
Nota: 10
O filme The Evil Dead também veio para o Brasil traduzido como Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, dirigido pela lenda Sam Raimi, este filme é o primeiro trabalho do diretor dentre muitos outros, e o filme ficou incrível, afinal o trabalho tinha tudo para ser um filme B, mas nada disto aconteceu, o diretor soube aproveitar cada centavo do orçamento limitadíssimo, fez um filme sinistro, e ficou muito melhor do que certas produções, clichês que só tem marketing.
E o mais incrível é que o filme mesmo não tendo um suspense, conseguiu manter um clima de terror em todos os 90 minutos, sem aquela pausa onde há muitos diálogos entre os personagens, como polícia, médicos, nada é cena de terror atrás de terror, e o roteiro é bem simples, bem feito e direto. Não tem mistério, a história começa com dois amigos casais, e a irmã de um deles totalizando cinco pessoas, ou seja os personagens são: "Ash" Ashley J. Williams (Bruce Campbell), a namorada Linda (Betsy Baker), o amigo Scott (Richard DeManincor), a namorada do Scott, Cheryl (Ellen Sandweiss), e a irmã do Ash a Shelly (Theresa Tilly).
E todos os personagens vão de carro passar um fim de semana em uma cabana, que fica dentro de um bosque, e chegando lá a cabana já dá sinais de estar almadiçoada, como portas abrindo sozinhas, janelas quebrando com galhos de árvores sem explicação... E a porta do porão ao abrir sozinha no meio da janta, assusta os jovens, no entanto o Scott em tom de deboche, provoca as meninas por estarem assustadas e entra no porão, demorando lá dentro, o Ash entra lá dentro, e os dois encontram um gravador, um livro, e um bastão sinistro com uma ponta afiada e um crânio assustador na outra extremidade, o então Ash liga o gravador e uma mensagem de um arquólogo diz que o livro se chama Necromicon, o livro dos mortos, confeccionado em pele humana e escrito em sangue humano, e que a pessoa ao ler o livro invocará espíritos adormecidos e autorizará a possessão, mas a Shelly assustada interrompe a gravação, e o Scott com uma brincadeira de mal gosto avança a gravação e continua e ao continuar o arqueólogo começa a citar as palavras do livro mágicas em latim, liberando os demônios.
A Shelly discute com o Scott, e sai assustada para o quarto, chegando lá escuta uma voz dizer assim: Junte-se a nós, então ela assustada sai da cabana para investigar, chegando ao bosque ela é estuprada pelas árvores, e em pânico volta para cabana (onde ocorre a única cena de suspense do filme), pedindo para o irmão levar ela de volta para casa, o detalhe é que a ponte ao qual foi usada para chegar a cabana está toda quebrada. Voltando a cabana as meninas começam um jogo de adivinhar as sequências do baralho, esta brincadeira é entre a Linda e a Cheryl, mas a Shelly corta a brincadeira falando a sequência certa e com o rosto desfigurado por estar possuída pelo demônio, ela ataca a Linda com um lápis no tornozelo, e tenta atacar o Ash, mas o Scott defende o amigo atacando a Shelly com golpes de machado e prendendo ao porão.
A próxima pessoa que o demônio se manifesta é a Cheryl, com o seu comportamento medroso e impressionada com a situação da amiga, ela não demora para virar zumbi, o Ash assustado com ela e segurando o machado, não reage assim mesmo, mesmo o Scott pedindo para atacar, o Scott toma o machado e desfigura um golpe em cada parte do corpo, mão, pernas, pescoço... Com a namorada em pedaços, os dois carregam a Sheryl em um lençol todo ensanguentado, e enterram, ao voltar a cabana o Scott avisa que sairá da cabana, o Ash explica que ficará porque sua amada está dormindo em repouso sem condições de andar, o Scott insistente vai assim mesmo, e o Ash vai visitar a namorada, a garota acorda e se manifesta com um demônio, o Ash volta assustado para a sala e se encontra com o Scott ferido gravemente, pois foi atingido pelas plantas do bosque.
A Linda com um demônio no corpo, começa a falar frases dizendo que os dois vão morrer, mas o Ash no intuito de preservar a vida da amada por não ter coragem de matar carrega ela para fora da cabana, e ele tenta reanimar o amigo a fim de evitar a morte, mas ela retorna e ataca o Ash, ele atinge ela com o bastão que tem o crânio, nas costas e leva para fora, enterra, mas ela reage assim mesmo, posteriormente começa uma luta corporal e no momento crucial da luta a Linda ao pular contra o Ash ele decapita ela com uma pá. Ao voltar a cabana se depara com a porta do porão quebrada, e é gerado o clímax do filme pois ele entra em briga com ela e mais problemas surgem, o Scott que se encontrava morto, é agora hospedeiro de um demônio, e da mesma forma que na gravação o arqueólogo dizia que a única opção é a morte matando a esposa e suicidando em seguida. E o Ash não tinha opção, a única opção era atacar os dois. E ele observando que o livro tinha uma linha de ligação com os corpos dos dois, ele joga o livro na fogueira da lareira. Rapidamente os dois, Scott e Shelly são atacados por demônios, saindo mãos de suas barrigas e entrando em decomposição.
O Ashley levanta e ao olhar pela janela ele observa que é de manhã, e todo feliz sai da cabana, mas algo sai em direção a ele assustando. O filme mesmo tendo sido lançado em 1981, ainda havia imagens fortes para os dias de hoje devido a violência. O excelente filme ainda teve outras duas continuações, o Evil Dead 2 lançado em 1987 distribuído pela Universal e a sequência em 1992.
O filme ainda rendeu um remake em 2013, um livro contando os fatos da obra, com várias fotos. Também já foi feito um teatro musical tendo o filme como temática, já foi lançado também jogos: o primeiro foi o Hail to the King (2000) lançado para o PS1 e Dreamcast e depois para Playstation 2 e XBOX sob o titulo: Evil Dead a Fistful of Boomstick lançado em 2003; e o último jogo lançado em 2005 sob o título Evil Dead Regeneration. Todos os filmes foram dirigidos por Sam Raimi, e o filme mais do que tudo prova que virou cult, e está resistindo aos tempos mesmo depois de mais de 20 anos de lançados. Este filme a última vez que passou na TV ainda foi no extinto Cine Sinistro, que foi quando eu conheci esta delícia de filme, por favor antes de assistir o remake, assista este filme, que mesmo com muitos bonecos, maquiagem exageradas, erros no roteiros, nada disto atrapalhou o filme e tirou o privilégio de assistir, e depois de conferir não digam se estou mentindo ou exagerando! A nota do filme no IMDB foi de 7,6.
Curiosidades:
1)Devido ao grande conteúdo de violência a versão original foi proibida em vários países, como Finlândia, Islândia, Irlanda e Alemanha. Na Alemanha o filme teve sua exibição proibida durante quase 10 anos. Nestes anos circulava clandestinamente no mercado negro. Foi exibido publicamente em 1992 com várias edições e censura, até que em 2001 foi lançado a edição sem cortes.
2)Segundo Bruce Campbell a cabana usada para as filmagens foi queimada e provavelmente por Sam Raimi. A cabana ficava localizada na cidade de Morristown em Tennessee estado americano.
3)A filmagem de The Evil Dead foi uma das piores experiências para toda a equipe, é que a temperatura local era baixíssima e as gravações duravas horas.
4)O dinheiro do orçamento já era pequeno, 375 mil e a grana acabou no meio das filmagens para o trabalho continuar Bruce Campbell, Sam Raimi e Robert Tapert saíram para buscar mais grana, para isto pediram empréstimos a bancos e pediram dinheiro a amigos e conhecidos da cidade onde viviam.
5)O escritor Stephen King viu o filme antes da estréia e adorou e deu sua recomendação. Isso ajudou a chamar atenção do público e levou a New Line Cinema a comprar o longa.
6)O gravador que toca a fita no filme era do pai do Bruce Campbell.
Fonte: wikipédia;
Acessado no dia 06/01/2013 as 00:05
0 comentários:
Postar um comentário