Os zumbis não são só uma lendas
O primeiro filme de zumbi que apareceu no cinema foi o do George A. Romero em 1968, mas esta ainda não foi a origem de toda esta lenda, digamos que o filme serviu apenas como uma mola propulsora para alavancar a ideia. E há uma diferença entre o zumbi do cinema e o real. O do cinema é lento, e o propósito dele é de comer cérebros de humanos vivos, que segundo um zumbi no filme A Noite dos Mortos Vivos (1985), ao comer um cérebro a dor de estar morto passa. O original, simplesmente é fruto de um ritual vodu realizado no Haiti, e existem dois caminhos para o morto se reanimar: A primeira maneira é você enterrar um corpo sem as formalidades obrigatórias na religião vodu; a outra maneira é através de um ritual, onde um sacerdote do vodu, consegue reanimar um corpo morto com uma feitiçaria. O propósito desta zumbificação é de transformar um homem em um escravo destituído de vontade própria.
O sacerdote responsável por realizar o ritual é conhecido também como bokor e ele se utiliza de várias substâncias para o trabalho se tornar possível. Entre os ingredientes bastantes difundidos são: restos mortais de seres humanos, várias espécies de peixes marinhos, um deles é o peixe balão, um tipo de baiacu. A cerimônia é feita da seguinte forma: primeiro o bokor aplica no ferimento do morto uma injeção, contendo o veneno do baiacu, e substâncias da pele do sapo bufo são inseridos na corrente sanguínea na pessoa, o veneno por muitas das vezes é o tetrodotoxina, encontrado em vários animais e considerado um dos venenos mais letais do mundo. Após aplicar o veneno, o zumbi é enterrado mas com toda a cautela para não morrer por asfixia, e para evitar o problema o zumbia não passa mais de 8 horas nesta situação.
A ultima fase é aplicar uma mistura que leva vários ingredientes vegetais,como o estramônio, por lá no Haiti eles chamam de pepino-de-zumbi, por sua vez também chamado de figueira-do-diabo, esta poção contém drogas dissociativas. É necessário que seja aplicado continuamente para que o efeito do alucinógena não perca e a pessoa continue fazendo o que o "mestre" ordene.
Com o filme de George A. Romero, os zumbis vem ganhando destaque de tempos em tempos, e hoje os zumbis já viraram figuras da sociedade atual. Mas um ponto importante que vale ressaltar é que em 1932 foi lançado um filme com o nome de Zumbi Branco (White Zombie) do Victor Halperin. Contudo este filme aborda o zumbi original do Haiti, apesar deste filme ser considerado o primeiro filme de zumbi da história, George Romero foi quem deu as particularidades do zumbi atual. Outro diretor que ficou conhecido por ter feito um filme de zumbi foi o diretor Lúcio Fulci, que trabalhou no filme Zombie 2 A Volta dos Mortos em 1979. Isto foi na época de ouro da Itália, onde o país estava em alta com vários longas de terror no currículo, não necessariamente de zumbi. Esta trama fez muito barulho pelo mundo afora pelo excesso de violência apresentado.
Ainda foi lançado vários filmes sobre o tema e entre os filmes valem a pena destacar "A Volta dos Mortos Vivos (Return of the Living Dead) 1985, Re-Animator: A Hora dos Mortos-vivos (Re-Animator) 1985, A Maldição dos Mortos-vivos (The Serpent and The Rainbow) 1987, a série Resident Evil e o filme nacional Mangue Negro, filme independente do ES lançado em 2010 que foi considerado um marco dos filmes de terror nacional.
Os zumbis saíram do cinema e invadiram a música, os games e até a literatura. Como exemplo na música podemos citar:
Pet Sematary, The Ramones
Living Dead Girl, Rob Zombies
Zumbi Adolescente, Zumbis do Espaço
Living Dead Beat, Children of Bodom
Doomed by the Living Dead, Mercyful Fate
Fora o clipe do Michael Jackson da música Thriller, que foi bastante influente, e inspirou muitas outras coisas e bandas. O clipe além de ousado (pois dizem que foi gasto em torno de 500 mil dólares, tinha o aclamado diretor de Um Lobisomem Americano em Londres e a coelhinha do mês da Playboy, Ola Roy que fez seu par romântico), recebeu várias homenagens entre cantores (Miley Cyrus e o Chris Brown), desenhos (Os Simpsons e South Park).
Nos games podemos citar como os mais sucedidos o Plants Vs Zombies, Resident Evil, The House of The Dead, Dead Island entre outros. Na literatura o mais influente foi o escritor H.P Lovecraft que escreveu um conto que inspirou o filme Re-Animator de 1985, dirigido pelo então Stuart Gordon, o conto foi escrito no longínquo ano de 1922. Isto porque ainda no ano de 1920 o mesmo autor criou um conto chamado In The Value traduzido de A Catacumba.
E se você for muito fã de zumbis e tiver sorte de morar numa cidade onde há vários admiradores já existem a famosa Zombie Walk onde uma multidão se caracteriza, com figurino e maquiagem dando vida a um monte de zumbis nas ruas, no Brasil este movimento já foi organizado em várias cidades, no caso de São Paulo já tem até site. O primeiro registro do movimento foi em Toronto, Canadá em 2003 quando só tinha 6 pessoas, e ainda assim obteve repercussão. O movimento é um acontecimento mundial e não tem data certa para organizar, fica a livre arbítrio do organizador. Isto foi só o começo e futuramente postarei resenhas sobre os zumbis da sétima arte.
Revista Zumbis da Arte Antiga Editora e da Online Editora Ano 8 nº:51
0 comentários:
Postar um comentário