Nota: 8,0
Este filme era para ter sido um clássico do cinema, o roteiro é incrível e criativo, logo a história aborda o desconhecido: O ocultismo. Este filme foi lançado no ano de 2001 sob o titulo de 13 ghosts, e no Brasil ele foi traduzido corretamente. A obra é mais um daqueles filmes modernos, direcionado para o público adolescente, eu prefiro chamar de Horror Teen. O filme conta a história de um homem chamado Cyrus Kriticos interpretado pelo ator F. Murray Abraham que ganhou o Oscar pelo filme Amadeus, no elenco foi escalado o Tony Shalhoub como o sobrinho do Cyrus com o nome de Arthur Kriticos.
E o Tony é um péssimo ator, para quem não lembra quem é ele, esse ator é o que interpreta o investigador da série Monk, que também é um péssimo policial, no entanto o Monk é cotado como um excelente policial. Este foi um dos aspectos, que gerou ponto negativo, afinal o ator além de ruim, não é carismático. Tudo começa quando o Arthur está na correria, da nossa vida diária com contas atrasadas, filho pequeno em idade escolar, e um homem bate na porta da casa se identificando como o advogado do tio deles que faleceu recentemente, fato que gerou repercussão nos meio de comunicação.
O advogado liga um notebook, e apresenta um testamento em forma de vídeo, dizendo que o advogado dele entregará uma chave de uma mansão e ele será seu herdeiro. O mesmo advogado que entregou a chave, leva a família para a mansão, o pai, a filha, o filho mais novo e caçula, mais a babá. Ao chegar na tal casa, o Arthur se depara com um homem observando a construção e se identificando como funcionário da companhia de energia, e todos entram o advogado, a família do Arthur e o funcionário da companhia de energia, entrando na casa, os filhos saem correndo empolgados para conhecer o lugar que apresenta ter muito conforto, o Arthur vai com o advogado assinar uns papéis e o funcionário logo se revela um homem que entrou no intuito apenas de procurar o dinheiro do tio para roubar.
Logo tudo o que parecia ser uma tarefa simples e fácil para todos se transforma num pesadelo, os filhos se separam, a babá se perde, e o advogado morre, numa das melhores mortes do filme e do gênero, deixando o Arthur em desespero, e a casa mostra o seu outro lado, um labirinto repleto de fantasmas com sede de vingança, e o pior é quando é revelado que o lugar não é uma casa como todos pensavam antes, e sim uma máquina. Uma máquina pra trazer o inferno na Terra, através do "zodíaco negro" Considerando que o filme é indicado para adolescentes (para mim filme de terror, que me entretém são os filmes da categoria gore) é um excelente filme, os efeitos especiais são bem feitos, e as maquiagens dos fantasmas também não ficou devendo nada, ficou bem feita.
Para quem não sabe este filme é uma refilmagem de um filme de 1960 do diretor de filmes de terror William Castle que também tinha este mesmo nome. O filme não fez feio, dos 20 milhões gastos, o filme recebeu 60 milhões. o triplo do investido. Mas ainda assim está longe de agradar alguém que já é veterano no gênero e está acostumado com algo mais pesado. Outro ponto negativo no filme, é a presença de rap como trilha sonora, pois como todo mundo sabe o rock ou o heavy metal foi quem casou com o gênero terror, mas como falei anteriormente isto é questão de detalhe, porém é algo do tipo que me desagrada por exemplo.
O roteiro como eu falei é bem feito, e consegue manter a atenção do telespectador, criando uma atmosfera bem interessante, com o zodíaco negro, e cada signo da astrologia ocidental é representado por um personagem ou um fantasma. Cada personagem tem uma história, mas mesmo tendo uma história bem convincente, a verdade é que mesmo no Google, sendo o maior buscador, não há registro para esta astrologia abordada no filme. De qualquer forma quem tiver interesse no assunto colocarei o endereço de um blog que também abordou o assunto.
http://meu-monstrinho-bizarro.blogspot.com.br/2013/05/zodiaco-negro-parte-1.html
O filme não deixa claro se vai haver alguma continuação, contudo quem assistiu vai ter que tirar suas próprias conclusões e imaginar se existirá, a meu modo de ver ficou em aberto, e mesmo que tenha alguma continuação ainda não foi lançado, até mesmo porque eu acho que este tipo de enredo não precisa de uma sequencia , só que ao assistir o filme percebe-se que o final pode ser continuado a qualquer momento. O IMDB deu a nota de 5,5 uma nota justa, afinal este site não é qualquer um que sai tirando nota boa. Bem até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário